sexta-feira, 26 de setembro de 2014

VISITANDO OS ESTUDIOS DA RÁDIO COMUNITÁRIA ZABELE FM







UM POUCO SOBRE O RÁDIO

Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço.
Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante.
A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem sua transcepção. Geralmente não há recursos em AM (apenas o importante Rádio digital que é um ganho para as estações desta denominada modulação), é exclusividade de FM entre tanto são elas, som estéreo e o RDS.

VEJA O DOCUMENTÁRIO SOBRE O RÁDIO


Fonte: wikipedia

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

COMO FUNCIONA A COMUNICAÇÃO POR RÁDIO?



Informação convertida em sinais elétricos com frequência de ondas de rádio permitem que as pessoas se comuniquem até mesmo de fora do planeta
As primeiras transmissões de voz por ondas de rádio surgiram no final do século 19 e, desde então, elas passaram a ser desenvolvidas e usadas das mais diversas formas. Hoje, além das ligações feitas entre centrais telefônicas, a comunicação por rádio é utilizada em telefones celulares, internet sem fio, televisão digital, GPS e até nas comunicações por satélite. Para se realizar essas transmissões, é preciso dispor de uma estrutura que depende muito do tipo de comunicação que se quer realizar. "Entretanto, a estrutura básica é sempre a mesma. São necessários um transdutor, um modulador, um amplificador e uma antena", afirma José Roberto Castilho Piqueira, professor titular do Departamento de Engenharia de Telecomunicações e Controle da Esola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Todo esse aparato possibilita converter os sinais que contêm a informação em elétricos que, por sua vez, modulam outros sinais com faixas de frequência das ondas de rádio. "Essas ondas são campos elétricos e magnéticos que se propagam no espaço e são detectadas por antenas nos locais de recepção", explica o professor, que também lista os equipamentos necessários nesta etapa: uma antena, um amplificador de recepção, um filtro, um demodulador e um transdutor. Existem duas formas principais de transmissão: a radiodifusão e a radiocomunicação. Apesar de funcionarem da mesma maneira, ou seja, por meio de ondas de rádio, a diferença está nas vias de comunicação. "A radiodifusão é a propagação de ondas para um grande número de receptores, sem que haja diálogo. Já na radiocomunicação, há comunicação em ambos os sentidos, isto é, cada equipamento pode transmitir e receber informação", esclarece Piqueira. Através desses sistemas, as pessoas podem enviar ou receber mensagens rapidamente e de qualquer ponto do planeta - ou até mesmo de fora dele, dependendo da sua frequência. As imagens feitas do homem na Lua, por exemplo, foram transmitidas através de ondas de rádio. "A principal vantagem desse tipo de comunicação é a de que ela não precisa de fios e cabos para enviar sinais à distância", destaca o professor. Apesar disso, elas também apresentam seu ponto fraco: a vulnerabilidade às mudanças de condições atmosféricas. "Chuvas, nuvens e descargas elétricas podem provocar interferências", diz o professor. 


FONTE: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-funciona-comunicacao-radio-486451.shtml