quarta-feira, 14 de outubro de 2015

RÁDIO ESCOLAR - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO






Iniciou hoje dia 05 de outubro no Colégio Municipal Eraldo Tinoco Melo em Remanso 
Bahia, as atividades do programa mais educação do governo federal.
Entre elas está a atividade rádio escolar que são desenvolvidas pelos monitores Alan Freitas e Ceiça Rocha.

A Rádio escolar é um excelente instrumento para a promoção do protagonismo infanto juvenil, contribui para o enriquecimento curricular em práticas pedagógicas e é um instrumento democrático de comunicação. 

Iniciamos nossa atividade de rádio escolar mostrando como funciona o  "Audacity" que é um software livre de edição digital de áudio.




segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Algumas artes desenvolvidas no Colégio Municipal Eraldo Tinoco Melo - Remanso BA.


ANIVERSARIO DE REMANSO - ARTE ALAN BLONDY

MICARETA NA ESCOLA - ARTE ALAN BLONDY

FESTA JUNINA - ARTE ALAN BLONDY

FESTA JUNINA- ARTE ALAN BLONDY

terça-feira, 2 de junho de 2015

'Pacto pela Educação' é lançado pelo governo da Bahia; conheça proposta

Governador Rui Costa apresentou projetos para entidades e 309 prefeitos.
Cinco metas foram estabelecidas para garantir acesso ao ensino público.

Projeto 'Educar para Transformar' é lançado pelo governo da Bahia (Foto: Manu Dias/GOVBA)

 O governo da Bahia apresentou o projeto "Educar para Transformar", nesta segunda-feira (30), durante o lançamento do "Pacto pela Educação". Através de parcerias com prefeituras, a ação visa garantir a excelência no ensino e o acesso a instituições públicas para crianças, jovens e adultos. A cerimônia ocorreu no Senai/Cimatec, em Salvador, com a presença do governador, Rui Costa, além de 309 prefeitos, entre eles, o da capital, ACM Neto.

Segundo o governo, o Pacto pela Educação tem cinco preocupações básicas: a colaboração entre estado e municípios, o fortalecimento da educação básica, da educação profissional, e as parcerias com escolas, além da integração entre famílias e escolas.
 
Para elaboração do documento, foram visitadas 41 escolas no interior e na capital. Com base na experiência, o governo afirma que percebeu disparidade de rendimentos e de estrutura física entre escolas da p
Projeto 'Educar para Transformar' é lançado pelo governo da Bahia (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)
Projeto "Educar para Transformar" é lançado
(Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)
rópria rede pública.

"É notável a melhoria de escolas onde as comunidades escolares estão mais mobilizadas, como professores, corpo dirigente e sociedade. Por isso, estamos aqui realizando essa grande mobilização dos baianos para avançar e transformar o estado da Bahia", explicou o governador.

O programa prevê uma séria de ações para o chamado eixo I, que são: formação continuada de professores e coordenadores, produção e distribuição de livros didáticos e de livros de literatura infantil de autores baianos, assessoramento técnico e transferência de tecnologia, aula 100% e Currículo Bahia. "Em abril, mobilizaremos também a sociedade civil com empresários, ongs e outras instâncias que queiram aderir ao pacto. São grandes metas e indicadores que queremos avançar na Bahia", afirmou o governador.

Metas serão premiadas anualmente como forma de estímulo a escolas, municípios e sociedade. "Queremos promover a concorrência do bem e reconhecer o trabalho dos professores e alunos, premiando-os por assiduidade, por melhorias dos índices, além de premiar também cada cidade pelas ações promovidas", disse o governador. Projeto como a Olimpíadas Estudantis deve ser resgatado e outros como o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) vai receber apoio maior, informa o governo.

"Fizemos questão de convocar todos os prefeitos, independente de coligação partidária, para se unirem pela construção de uma nova escola na Bahia que garanta o melhor aprendizado e a melhoria de cada escola. Nosso esforço é para que cada um dos 2,6 milhões de crianças e jovens que estão nas redes municipal e estadual possam, por exemplo, ser alfabetizados até os oito anos de idade, com domínio pleno da leitura, linguagem e operações matemáticas", disse o secretário estadual de Educação, Osvaldo Barreto. 

Entidades como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) e Associação Baiana Estudantil Secundarista (Abes) participaram do encontro.


fonte: www.g1.globo.com/bahia

 

LOGO DIA DAS MÃES

Logo usado no dia das Mães.


                                             

terça-feira, 17 de março de 2015

1º Dia de Aula









Manifestantes interditam BA-210 entre Sobradinho e Sento-Sé


Segundo informações do leitor Alexandre Nunes, via whatsapp, alguns moradores da região de Brejo de Dentro, Brejo de Fora e Piçarrão, bloquearam a rodovia que liga Sobradinho a Sento Sé desde 01h da madrugada desta quarta-feira (11) da madrugada reivindicando o restante do asfalto que falta de Piçarrão a Sento Sé.
Os manifestantes também reclamaram sistema de abastecimento de água para o interior do município que o Governador atual prometeu e não fez. Segundo os manifestantes foram eles que fizeram o primeiro manifesto e conseguiram o trecho de Sobradinho a Piçarrão.
O manifesto teve o apoio do Movimento dos Atingidos por Barragens. As informações são de Geraldo José.



quarta-feira, 4 de março de 2015

Micareta de Remanso 2015







Pais participam de mutirão e ajudam na reforma da escola dos filhos na BA


Colégio público precisou trocar telhado e contou com ajuda de moradores.
Caso ocorreu em Rio do Antônio: 'Fiz e faria de novo', disse um dos pais.

Bahia (Foto: Centro de Educação Municipal Florindo Silveira / Divulgação)

Reforma de escola contou com participação de pais de estudantes (Foto: Centro de Educação Municipal Florindo Silveira / Divulgação)
Cerca de vinte moradores de Rio do Antônio, no sudoeste da Bahia, participaram de um mutirão que ajudou a reformar a escola onde estudam os filhos. Segundo Maria Selma, diretora Centro de Educação Municipal Florindo Silveira, os estudantes tiveram que ser distribuídos em espaços improvisados e, visando agilizar o retorno deles para a escola, os pais resolveram ajudar com a mão-de-obra.
"A escola precisou realizar uma reforma no telhado e foi feito um processo licitatório, que é um pouco lento. Além disso, a empresa que ganhou teve uma certa dificuldade na entrega dessas telhas e houve um atraso de quase oitenta dias. Como não haveria tempo de concluir até o início das aulas, abrigamos os alunos na sala de uma igreja e em uma escola desativada. Pensando em agilizar o processo de reforma, a gente pediu aos pais que, se pudessem, ajudassem os pedreiros a agilizarem a obra", relatou a diretora. A escola conta com pouco mais de 500 alunos.
Bahia (Foto: Centro de Educação Municipal Florindo Silveira / Divulgação)Caso ocorreu em Rio do Antônio, sudoeste da BA
(Foto: Centro de Educação Municipal Florindo
Silveira / Divulgação)
Segundo Maria Selma, os pais compareceram espontaneamente e participaram do mutirão no sábado (28). A iniciativa também foi apoiada pelo coordenador de projetos da Secretaria de Educação do município, Erisvaldo de Oliveira Rios. “Os pais foram convidados, não convocados. A escola está sendo reformada e a diretora só fez um mutirão para adiantar o serviço”, disse.
Entre os pais que estiveram no mutirão está o eletricista Rivanildo Souza Silva, cuja filha de seis anos estuda na escola. Ele garante que não viu problema em largar o dia de folga do trabalho para ajudar como pedreiro.
"Os estudantes estão em um lugar muito apertado e nós só tentamos dar uma adiantada para facilitar. A intenção é ajudar, ninguém está reclamando. Se tiver que fazer novamente, faço sem problema", garante Rivanildo. A diretora Maria Selma estima que a obra esteja concluída entre duas e três semanas.
Bahia (Foto: Centro de Educação Municipal Florindo Silveira / Divulgação)Pais ajudaram pedreiros em reforma (Foto: Centro de Educação Municipal Florindo Silveira / Divulgação)
Bahia (Foto: Centro de Educação Municipal Florindo Silveira / Divulgação)Telhado de escola passa por reforma (Foto: Centro de Educação Municipal Florindo Silveira / Divulgação)Fonte: g1.globo.com